RELATÓRIO NACIONAL TALIS

O RELATÓRIO NACIONAL TALIS (Teaching and Learning International Survey) 2013, publicado pela DGEEC(Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), divulga os resultados nacionais de um “…inquérito da OCDE sobre ensino e aprendizagem, refletindo principalmente, sobre os ambientes de aprendizagem nas escolas e as condições de trabalho dos docentes”, cujas “…duas primeiras edições ocorreram em 2008, com 24 países, e em 2013, com 34 países (posteriormente, em 2014, mais 4 países aderiram e aplicaram o inquérito)..” (*). Portugal é um dos países que integra este estudo, aplicado a docentes do 3º ciclo e diretores das respetivas escolas.

São prosseguidas questões como: 

-A formação do docente e o seu desenvolvimento profissional;

-A apreciação do trabalho do docente e o feedback recebido;

-A satisfação e as motivações dos docentes

-O ambiente escolar;

-A liderança nas escolas;

-Os princípios e as práticas pedagógicas dos docentes;

-A inovação

-A equidade e a diversidade

Os objetivos do estudo são:

-Comparar políticas públicas adotadas nos países/economias de cinco continentes onde o inquérito se realiza;

-Contribuir para diminuir as falhas de informação sobre os sistemas educativos dos diversos países;

-Dar a oportunidade aos professores e diretores das escolas de contribuírem para a análise da educação e do desenvolvimento de políticas em áreas chave;

-Possibilitar aos países a identificação de outros países com desafios semelhantes e aprenderem com outras abordagens políticas.

O agrupamento de escolas de Reguengos de Monsaraz foi selecionado para participar na 3ª edição do TALIS, que se iniciará com um pré-teste em fevereiro de 2017 e que terminará em 2018 (TALIS 2018), envolvendo 45 países/economias de cinco continentes, com uma amostra de cerca de 200 escolas e de 20 docentes  (do 3º ciclo e secundário) por escola, e respetivos diretores, em cada país.

 

(*)Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, RELATÓRIO NACIONAL TALIS2013-Crenças e práticas pedagógicas dos professores dpo 3º ciclo do ensino básico

 

Ver alguns resultados da 2ªEdição (TALIS 2013)