ASE

Ação Social Escolar

(auxílios económicos para o ano letivo de 2018/2019)

 

Leite Escolar Fruta Escolar Refeições Escolares Bufetes Escolares 
 Bolsas de Mérito      

 

 

Leite Escolar

Fornecimento do leite escolar, tendo em atenção a resposta adequada às efetivas necessidades e ao consumo das crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

Também, é oferecida a alternativa de leite sem lactose e disponibilizada uma quota de 5% de bebida vegetal como alternativa ao leite, podendo ser associados ao leite escolar outros alimentos nutritivos.

Os encarregados de educação cujos educandos pretendam consumir leite vegetal devem informar, por escrito, a direção do agrupamento de escolas, podendo fazê-lo em qualquer altura do ano letivo. 

 

Fruta Escolar

No ano letivo de 2018/2019, o regime de distribuição gratuita de fruta escolar é alargado a todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar nos estabelecimentos de ensino público.

 

Refeições Escolares 

As escolas do Agrupamento dispõem de Refeitórios onde todos os alunos podem almoçar. A senha da refeição deve ser adquirida até ao dia anterior ao da refeição. Para as senhas adquiridas no próprio dia da refeição há lugar ao pagamento de uma taxa adicional. 

escaloes

As ementas da Cantina são elaboradas de acordo com as instruções emanadas pela DGE e incluem sempre: sopa, prato principal (peixe e carne alternado e sempre acompanhado de salada) e sobremesa (fruta e/ou doce).

NOTA: Se houver algum imprevisto o Aluno ou o Encarregado de Educação (em caso de doença do aluno) pode solicitar a troca da senha para outro dia, através do preenchimento de um pequeno formulário disponível na Papelaria. O pedido de alteração deve ser efetuado até às 16.00 horas do dia anterior à data inicial da senha.

É possível solicitar dietas alternativas (vegetarianas ou restritivas por motivos de intolerância/alergias ou étnicos/religiosos) através do preenchimento de uma declaração de interesse disponível no SASE.

 

Bufetes Escolares

As escolas dispõem de um Bufete onde os alunos podem realizar os seus lanches a um preço muito acessível. Os Encarregados de Educação devem motivar os seus educandos a frequentar o Bufete escolar que disponibiliza um conjunto de alimentos saudáveis, sem gorduras ou açúcares em excesso. Os alimentos oferecidos no Bufete são escolhidos de acordo com as instruções emanadas pela DGE.

 

Bolsas de Mérito

Os alunos matriculados nas ofertas de ensino de nível secundário, que tenham direito a apoios da ASE nos termos do artigo 11.º, podem candidatar-se à atribuição de bolsas de mérito de acordo com o regulamento publicado no anexo V do presente despacho, do qual faz parte integrante.

A candidatura à bolsa de mérito é apresentada, pelo encarregado de educação, ou pelo aluno que já seja maior de idade, no estabelecimento de ensino a frequentar pelo aluno, até ao dia 30 de setembro ou, caso a data coincida com o fim de semana, a candidatura pode ainda ser apresentada até ao dia útil seguinte, mediante requerimento, acompanhado dos documentos comprovativos da condição prevista no número anterior. 

Para efeitos do estabelecido no presente despacho, entende-se por ‘mérito’ a obtenção pelo aluno candidato à atribuição da bolsa da seguinte classificação média anual, relativa ao ano de escolaridade anterior, com aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular:

a) 9.º ano de escolaridade – classificação igual ou superior a 4;

b) 10.º ou 11.º de escolaridade, ou equivalentes – classificação igual ou superior a 14 valores.