Informação Segurança-Sistema de Controle de Acessos

A guarda e segurança dos alunos entregues à responsabilidade da Escola é uma dimensão que merece especial atenção da direção deste agrupamento.

Assim, como forma de controle de acessos aos vários estabelecimentos que compõem o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, são utilizados instrumentos diversos, conforme a realidade de cada estabelecimento. Tais instrumentos podem ir da Portaria Com Operação Presencial Permanente (caso do Centro Escolar de Reguengos de Monsaraz-EB Manuel Augusto Papança+JI de Reguengos de Monsaraz) a Portões de Acesso Sem Operação Presencial Permanente, mas sujeitos a um horário de abertura previamente dado a conhecer à comunidade (caso dos estabelecimentos JI de Caridade e de S. Marcos do Campo, EB/JI de Perolivas, S. Pedro do Corval, Outeiro e Campinho e EB de S. Marcos do Campo), passando ainda por controle de acessos através de Portaria Eletrónica, Com Recurso a Cartão Eletrónico e Com Operação Presencial Permanente (caso das Escola Secundária Conde de Monsaraz e Escola Básica António Gião).

Não é demais voltar a referir que, qualquer destes instrumentos visa, em última instância e acima de tudo, garantir a proteção e segurança dos alunos.

De entre as formas de controle de acessos descritas, esta última, porventura por ser a mais complexa, é aquela cujo histórico tem evidenciado e continua a evidenciar alguns problemas de aceitação e compreensão, por parte de alguns setores da comunidade educativa.

Assim sendo, aconselha-se (aos interessados) um revisitar das regras de funcionamento deste sistema de controle de acessos (em sede de Regulamento Interno).