XI Congresso de Ornitologia da SPEA / II Jornadas da Macaronésia
- Detalhes
- Atualizado em 30-11-2023
- Publicado em 30-11-2023
- Visitas: 313
O congresso realizou-se de 22 a 26 de novembro de 2023, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores), sendo o maior encontro de ornitólogos do país.Foram apresentadas 66 comunicações científicas e 44 pósteres científicos (20 de estudantes de mestrado e doutoramento)
O AERM esteve representado pelo coordenador do CCV na EBAG, o professor Pedro Grilo, que apresentou o póster científico de “Monitorização da população de pega-rabuda no dormitório da cidade de Reguengos de Monsaraz (2022-25)”com os resultados dos censos realizados pelos alunos do 10º ano de escolaridade durante o ano letivo 2022/23 da disciplina de Biologia e Geologia. Este foi o único trabalho realizado por alunos duma escola do ensino secundário que despertou a curiosidade entre os investigadores presentes no evento!
Foi solicitado um comentário a alguns dos cientistas sobre o trabalho científico durante os dias do congresso e que transcrevemos aqui na íntegra!
“São Miguel, Açores, 25denovembro2023
Tive a oportunidade de ler o póster apresentado no Congresso de Ornitologia da SPEA e de ouvir a história das contagens de pega-rabuda (Pica pica) que fazem dormitório no centro de Reguengos de Monsaraz.
Apesar de já estar neste mundoda ornitologia, hámais de 30anos,nunca tinha ouvido falar dum dormitório tão importante! Este conhecimento só é possível com a participação de todos, mesmo com a ajuda daqueles que não são (ainda) cientistas. A ciência cidadã é cada vez mais importante para a conservação das aves e dos seus habitats.Por isso, o vosso trabalho é também muito valioso! Parabéns pelo póster!
Teresa Catry (UniversidadedeLisboa)”
“Parabéns pelo vosso trabalho espetacular!A seguir com a ciência!
Yasmin Redolosis–colaboradora da SEO–Sociedade Espanhola de Ornitologia)”
"Muitos parabéns aos autores pelo trabalho. O póster está muito bem escrito e os resultados são interessantes. São de facto bastante importantes os estudos de monitorização das populações de aves de forma aperceber a tendência das mesmas(se aumentam, diminuem,ou se mantém estáveis).É este o ponto de partida para a conservação das espécies.É um gosto ver estes trabalhos realizados por professores e estudantes de ensino secundário num congresso nacional de ornitologia. Parabéns pela iniciativa e espero encontrar novamente o professor Pedro e outros autores no próximo congresso com mais resultados da monitorização da pega- rabuda ou outros temas.
Joana Costa, investigadora de pós-doutoramento da Universidade de Aveiro e Universidade
Complutense de Madrid."
“Um dos pontos altos na sessão dos pósteres foi, sem dúvida, o vosso. A ciência não é feita ou não devia ser feita de elitismo, mas sim de pessoas curiosas e apaixonadas que dão o seu melhor para compreender o mundo natural que nos rodeia. É revigorante ver a próxima geração de jovens curiosos apoiada e a participar nestes eventos.Continuem no bom caminho, divirtam-se a descobrir este mundo e fico à espera de discutir as vossas descobertas em pessoa!
Hugo Ferreira, estudante de doutoramento da Universidade de Aveiro e TourdeValat–
Camargue–sulde França.”