Apresentação +Sucesso

Foi ontem (18/04/2018) formalmente apresentado, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, o Projeto + Sucesso.

Este momento formal, contou com a presença, do diretor do agrupamento, dr. António Ribeiro, do presidente do Conselho Geral, dr. Luís Moura, e de diversos elementos da Direção e do Conselho Pedagógico. A atestar a importância do ato, estiveram ainda presentes o sr. Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, dr. José Calixto, a sra. Vice-Presidente da mesma edilidade, dra. Élia Quintas, a sra. Delegada Regional da Dgest, dra. Maria João Charrua, o professor José Verdasca, coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção do Sucesso Escolar, representantes de várias entidades parceiras com a CPCJ e a APEEAERM, para além da equipa técnica do projeto, que foi neste ensejo, também formalmente apresentada.

O Projeto + Sucesso foi desenhado “…de forma a articular-se e complementar as medidas previstas no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº23/2016, de 11 de abril…”(1) e integrado “…no Plano da Acção Estratégico do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz que prevê a implementação de medidas de carácter pedagógico e de gestão do currículo.” Assim, a medida 6 do referido Plano de Ação Estratégico, “… corresponde ao Projeto + Sucesso que se caracteriza pelo desenvolvimento de acções de intervenção direta com as famílias.”(1)

Esta ação estratégica assenta no “…entendimento de que os agentes educativos são, para além dos professores, os pais/encarregados de educação, todos os parceiros que atuam na área social, não excluindo o setor empresarial. No fundo, trata-se da comunidade educativa, entendida como fator determinante na criação de condições promotoras do sucesso escolar dos alunos. Assim, identificou-se a necessidade de desenvolver uma ação concertada entre os membros da comunidade tendo sido estabelecida uma parceria que inclui, para além do AERM e da Câmara Municipal: IEFP, CPCJ, Stª Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Associação de Pais e Encarregados de Educação do AERM, Juntas de Freguesia e outros membros da Rede Social cuja intervenção venha a ser considerada pertinente.”(1)

Com o objetivo de assegurar os meios necessários à operacionalização desta estratégia de intervenção, “…a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz candidatou o projeto “+Sucesso” ao Programa Operacional Regional do Alentejo, através da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, tendo a candidatura sido aprovada com a duração de três anos.” (1)

Dos vários contributos para a apresentação do projeto, resultou ainda que o mesmo prossegue o objetivo geral de reforçar o papel social da escola, integrando ações como: a existência de um Gabinete de Apoio Multidisciplinar, a criação de estratégias de Promoção de Literacias e de Orientação Parental, para além da atividade ConCentra-te e da Oficina de Expressões.

        (1)    texto resumo do projeto