Exercício Sísmico A Terra Treme 2021

 

EXERCÍCIO SISMICO

A TERRA TREME 2021/2022

Este ano, a 9.ª edição do EXERCÍCIO SISMÍCO A TERRA TREME realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Chama-se a atenção para a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: 

• Baixar - baixar-se sobre os joelhos, evitando esta posição que se possa cair durante o sismo, mas permitindo ao mesmo tempo, mover-se; 

• Proteger - proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigo, colocando-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurando-se a ela firmemente; 

• Aguardar - aguardar até a terra parar de tremer. 

Neste dia, à hora referida, todas as escolas/estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz praticarão os 3 gestos acima referidos. 

O exercício iniciar-se-á com um sinal sonoro e terminará 1 minuto depois, a um novo sinal sonoro. 

Atenta a situação pandémica associada à COVID'19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas obedecerá às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

Links: 

sítio digital que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação- www.aterratreme.pt 

vídeo - https://youtu.be/LoMIGHFCUio 

folheto - https://app.box.com/s/s5g2nbfhah4mrhe5jhmvsiz3zf3u58am 

cartaz - https://app.box.com/s/ehtqxof1mud4k0ecyjri1r28ijrefqqk