EXERCÍCIO PÚBLICO DE CIDADANIA-A TERRA TREME
- Detalhes
- Atualizado em 13-10-2016
- Publicado em 13-10-2016
- Visitas: 2209

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, incluindo o Ministério da Educação, ocorreu HOJE, dia 13/10, o exercício público de cidadania, no âmbito do risco sísmo – A TERRA TREME, enquadrado nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas .
Assim, às 10H13, todos os estabelecimentos de educação do agrupamento participaram no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixar-se sobre os joelhos, evitando esta posição que possa cair durante o sismo, mas permitindo mover-se;
Proteger – proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigar-se, colocando-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurando-se a ela firmemente;
Aguardar – aguardar até a terra parar de tremer.
O exercício A TERRA TREME iniciou-se, em cada estabelecimento com um toque de campainha e teve a duração de um minuto. Para além da prática dos 3 gestos no minuto definido para o exercício, procurou-se uma posterior promoção da discussão e da aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.















