Parlamento dos Jovens

 

 

O nosso Agrupamento, neste ano letivo participa no Parlamento Jovem com os alunos do 3.º ciclo e com os do ensino secundário.

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Os objetivos desta iniciativa são: Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

O programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo. Numa primeira fase na escola deve-se debater o tema proposto anualmente. Neste âmbito os docentes responsáveis organizaram uma sessão debate, no passado dia onze de dezembro, no auditório da escola, com a presença: do Deputado, Dr. Norberto Patinho; da Vice-presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Élia Quintas; da Presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, Dr.ª Rosa Campaniço; da Presidente da CPCJ, Dr.ª Marta Santos, da Juíza, Dr.ª Ana Bacelar, do representante da Escola Segura, Guarda Rui Plácido, da representante da AFP, Dr.ª Cláudia Rodrigues; e da psicóloga educacional, Dr.ª Carmem Silva. O tema deste ano é Igualdade de género, pelo que foi o cerne das intervenções. Posteriormente houve um momento de perguntas e respostas, tendo culminado o evento com dois momentos musicais protagonizados por alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

A professora responsável do Parlamento Jovem do 3. º Ciclo

Luzia Barroso