Olimpíadas da Física

           Olimpíadas da Física

A Sociedade Portuguesa de Física (SPF) organiza anualmente, entre outras atividades, as Olimpíadas Nacionais de Física. As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.

Para chegar à fase nacional é necessário passar pela etapa escolar e regional. A aplicação da prova referente à etapa escolar é responsabilidade da escola e a etapa regional é organizada pelas Delegações Regionais da SPF, na zona Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores.

Na nossa escola a etapa escolar decorreu no passado dia 5 de março e contou com a participação de alunos do 11º A, João Nunes, Lara Ramalho, Manuel Baptista, Sofia Pisco e do 11ºB, Alexandra Murteira e Denys Tsiple.

Na fase regional, que decorreu a 23 de abril, na Faculdade de Ciências de Lisboa, a nossa escola foi representada pelo Manuel, pelo Denys e pela Alexandra.

Os participantes, consideraram uma experiência inovadora. As provas foram desafiantes, exercícios bastante diferentes dos habituais, o que lhes permitiu testar os seus conhecimentos. Não menos importante, foi a oportunidade que em conhecer a Faculdade de Ciências e outros jovens da mesma idade e interesse pela ciência.

Parabéns a todos os participantes!